quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Amor

Amor, vem do coração: Numa sala de aula, várias crianças brincavam, quando uma delas vai até à professora e pergunta:- Professora, o que é o amor? A professora, empacada pela profundidade da pergunta, inesperada, daquela pequena criança, sentiu-se na obrigação de dar uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera, mas faltavam-lhe as palavras. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor. As crianças saíram apressadas e, ao voltarem, a professora disse:- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo. A primeira criança disse:- Eu trouxe esta flor, não é linda? A segunda criança falou:- Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas,vou colocá-la em minha coleção. A terceira criança completou:- Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha? E assim as crianças foram colocando o que tinham trazido. Terminada a exposição, a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo. Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia levado. A professora dirigindo-se a ela perguntou:- Meu bem, por que você nada trouxe? E a criança timidamente respondeu:- Me perdoe, professora.- Vi a flor e senti o seu perfume. Pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo.- Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la.- Vi, também, o passarinho, caído entre as folhas, mas, ao subir na árvore, notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Por isso nada tenho a mostrar, tenho comigo, apenas: o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho.-Como mostrar o que trouxe meu coração? A professora, emocionada, após abraçar fortemente aquela criança, se dirigiu à outra que fizera a pergunta e disse-lhe então:- Ouviste de seu colega o relato?- Sim professora, eu ouvi...- Então? O que me dizes do amor?... que o amor é algo que só podemos trazer no coração.

2 comentários: